Somos peões em um jogo?

Previsivelmente irracional, Dan Ariely, 2008/2009.

Esse foi o último livro que li em 2021 e posso garantir que é um dos melhores livros que já li sobre tomada de decisão, psicologia e comportamento.

A leitura do livro não garante que você será mais racional quando estiver tomando a próxima decisão, mas certamente vai te deixar mais consciente das decisões tomadas.

O livro desvenda os segredos de nossas decisões, em especial quando tratamos com dinheiro.

A conclusão é simples, somos tão previsíveis em nossas ações e respostas diante dos desafios cotidianos que chega até ser perturbador.

Com exemplos de diversos estudos e pesquisas o autor navega por diversas situações demonstrando como somos irracionais nas nossas decisões. Começando pela relatividade, passando por oferta e demanda, preço zero, normas sociais, excitação, procrastinação entre outros.

No total são 15 capítulos que vão tirar você da escuridão, mas isso não significa que depois de ler o livro suas decisões serão racionais!

Termino com uma frase do autor.

Sócrates disse que a vida não examinada não vale a pena ser vivida. Talvez esteja na hora de inventariar as cunhagens e as âncoras de nossa própria vida.

Ariely, Dan. Previsivelmente irracional (p. 65). Sextante. Kindle Edition.