Fact Fulness

A maioria das pessoas acham que sim.

Já ouviu aquela pessoa fazer um comentário ‘…isto não acontecia na minha época…’ ou ‘…antigamente era muito melhor…’, mas será que estas pessoas sabem o que estão falando?

O objetivo deste ‘post’ é comentar sobre um livro que acabei de ler – “Fact Fulness, O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos” de Hans Rosling.

Este livro é sobre o mundo real e sobre como compreendê-lo, onde a maioria das pessoas tem uma visão estressante, enganadora e pessimista.

A parte mais intrigante são as 12 perguntas factuais que ele coloca, já no início do livro. Se você tem o hábito de ler ou acompanhar notícias sobre o mundo, vai se deparar com perguntas simples que certamente já saberá responder, contudo, avançando na leitura você percebe como, de fato, conhece pouco do mundo.

O autor descreve 10 (dez) capítulos sobre os ‘instintos’ que nos fazem enxergar o mundo diferente de como ele realmente é.

Cada instinto tem sua razão de existir e quando você tem o conhecimento de cada um, vai perceber que suas opiniões, sobre qualquer assunto, serão muito mais ricas e factuais.

Um livro muito gostoso e fácil de ler, recomendo para todos aqueles que gostam de melhorar seus argumentos em uma boa discussão.

obs: quase 12 mil pessoas responderam a pesquisa e somente uma, na Suécia, acertou 11 das 12 questões e 15% erraram todas as 12.